Jay Z lançou em seu canal no YouTube, mais um novo Video Clip. Trata-se de "D.O.A. (Death of Auto-tune).
Só para lembrar, recentemente este software (Auto-tune, que faz correções de tons e timbres nas vozes dos cantores) esteve envolvido em uma polêmica com a cantora Demi Lovatto que é jurada no reallity show The X Factor. Mais um desses que revelam novos artistas como ela.
Na ocasião, ela foi acusada por um dos candidatos a usar o software em suas gravações, o que põe em cheque a qualidade da voz da cantora.
Não se sabe se foi por isso, mas Jay Z, com este clip, vem com uma proposta de "detonar" com o referido software e com qualquer outro que seja utilizado para fazer criação ou para substituir instrumentos e, consequentemente, músicos. Em "D.O.A. (Death of Auto-tune)", toda musicalidade é feita de instrumentos e o rapper até ataca com uns falsetes para mostrar que nada está "eletronicamente" modificado.
Isso nos leva a crer que pode ser o início de uma tendência na Black Music, já que, depois de Stevie B e outros nomes de sua época, o gênero sofreu mudanças, muitas vezes radicais (como os novos sons de Flo Rida). Como a palavra "tendência" tem a ver com moda, e a moda em si vive em ciclos, podemos acreditar que o ciclo, por si só, está, naturalmente, "lavando" o lixo em que a Black Music se encontra, se tratando de proporções comerciais. Isso deve-se ao surgimento de músicas como "Yeah" de Usher, quando a cultura urbana começou a ter contato com elementos anteriormente vistos apenas em músicas eletrônicas de clubs "selecionados".
No entanto, isso não estaria acontecendo se não fosse por iniciativa de alguém que sabe o que faz e porquê faz. Se fosse para esperar tamanha atitude de artistas da nova geração, o modismo barato e sem raiz estaria presente na música pela eternidade.
Um salve para Jay Z!
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!