A acusação parte do compositor do hit interpretado pela sambista Clara Nunes "Tristeza Pé no Chão", de 1973, o mineiro Armando Fernandes, popularmente conhecido como "Mamão", segundo site oficial da Billboard Brasil.
Antes, vale lembrar que nos créditos do CD é informado que todas as músicas são de autoria de Criolo.
Segundo o tabloide, Mamão pretende acionar a gravadora EMI, editora o hit da década de 70, para que tome providências a respeito.
"Tomei conhecimento depois que o cara (Criolo) veio fazer um show aqui em Juiz de Fora (em 2012). Alguns amigos foram e me falaram ‘pô, Mamão, que coisa interessante, a primeira parte de uma música dele é todinha daquela sua que fez sucesso com a Clara’. Uns cantavam para mim, aí vinham outros e cantavam também. Eu dizia: ‘será que é isso mesmo?’ Até que ouvi a gravação. Realmente, é escandaloso o negócio. O cara gravou como se fosse dele!", afirma Mamão.
Ele ainda completa: "Sei que já teve caso de nego mover uma ação, correr atrás para ver o que é de direito. Mas, em princípio, pensei que esse cara tinha feito isso num CDzinho que não fez sucesso. Achei melhor deixar para lá. Mas tá em aberto. Vou acabar ligando para a EMI para dizer ‘corre atrás disso aí! Tem um crioulo nos roubando!’ E eles não costumam deixar por menos, não". E pra finalizar, em tom de brincadeira: "Pode acontecer isso, de um sujeito falar ‘ô, Mamão, você tá plagiando o outro lá’. Até explicar que focinho de porco não é tomada…"
O site da Billboard Brasil ainda ressalta outra suposta denúncia de plágio por parte do cantor e compositor na música "Lion Man", também do CD "Nó na Orelha". Neste caso a música do brasileiro teria samples do jazz etíope "Selametaye Yederes", interpretado por Tlahoun Gessesse.
Para lhe ajudar a comparar, ouça todas as músicas nos dois casos:
Criolo - Linha de Frente
Clara Nunes - Tristeza Pé no Chão
Criolo - Lion Man
Tlahoun Gessesse - Selametaye Yederes
Opinião da Edição:
"Hoje em dia com a facilidade de se alcançar ferramentas que auxiliam na produção musical, incluindo os samplers, o ato de criar acaba cedendo espaço pro ato de samplear pela praticidade proporcionada, sem falar na oportunidade de se eternizar melodias e arranjos que fizeram ou não história. Esse tipo de coisa lembra aquela máxima de 'Pega o que há de melhor em cada um e faça o seu.' A criação está se limitando às letras, talvez pela velocidade de atuação de uma música atualmente. Hoje você lança um hit, ele pode virar febre, mas amanhã pode aparecer outro que fará com que o seu seja esquecido pela massa, por isso é necessária uma praticidade na produção de um hit, e algo que contribui é a utilização de 'shots' de melodias memoráveis para ativar a simpatia do público. No entanto, de nada vai adiantar fazer isso sem creditar devidamente os criadores de tais melodias e arranjos. Mesmo que a letra da música seja sua, porque com isso, o sucesso de seu hit pode ser meteórico, mas tão meteórico quanto pode ser o declínio do mesmo, caindo na 'desgraça' do público e, principalmente, da crítica."
K. Lima
facebook.com/kalimadj
Tem mais uma: https://www.youtube.com/watch?v=FgOpDL94IG8 rsrs
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